quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Deus vê o Interior - 1 Samuel 16.1-13


"Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração" (v. 7).
Ficamos maravilhados ao contemplar a natureza. Somos inclinados a valorizar apenas o belo e desprezar o feio. Mas tudo é relativo, o que é belo para uns, para outros pode não ser. Deus tem a capacidade de ver o interior, e com isso, tudo que ele faz é coerente.
Deus não age como o ser humano, ele não faz acepção de pessoas.
Lembro-me que uma vez entrei numa loja de roupas vestido de shorts, camiseta e chinelo. Fiquei esperando ser atendido e nenhum vendedor apareceu. No mesmo dia, coloquei um temo e voltei à mesma loja; vários vendedores apareceram dizendo: "o doutor já foi atendido?"
O texto fala da escolha do substituto do Rei Saul. Samuel estava designado para ungir o novo rei de Israel e procurou Jessé, que lhe apresentou Eliabe. Samuel ficou impressionado com ele, pensando que fosse o escolhido de Deus, mas a resposta do Senhor foi: "Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração."
Deus vê o coração e a escolha foi feita com base neste critério.
Davi, que aos olhos humanos não tinha nada que impressionasse, foi escolhido como o novo rei de Israel; por isso, ele é chamado "o homem segundo o coração de Deus".
Não vamos esquecer desta grande verdade: Deus vê o interior!
Que as nossas atitudes reflitam a glória de Deus. Vamos olhar as pessoas como Deus olha. Entendamos que cada um tem uma beleza interior e tiremos lições de cada experiência na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário